Thursday, October 27, 2011
Deseo (2002)
Um filme (argentino!) com Leonor Watling (protagonista de A mi madre lle gustan las mujeres).
Vi ontem. Passado em Espanha 1945, num regime Franquista pró-Nazi e ainda fresco da guerra civil, mete nazis e comunistas e o conceito de honra e memória.
Leonor Watling vai "excelente". Grande atriz. O plot é bem conseguido, cenário e fotografia de qualidade.
SPOILER: o final não acompanha o resto do filme. Pena. Não que quisesse um final em si diferente. Mas falta qualquer coisa.
3..4...3.75 *** estrelas
Happiness (1998)
Mais um filme de Todd Solondz, mais uma sátira mordaz às pessoas normais que afinal são-no tanto quanto o mais assumido dos pervertidos. Homens, mulheres, tudo peca, minha gente,tudo é tão diferente no público e no privado.
E por isso, pessoas inocentes, incautos e crianças, acautelem-se, qualquer pacato vizinho pode ser na verdade um assassino, um pedófilo, um tarado, ou simplesmente normal.
O que nos leva à pergunta: Who *IS* normal ?
Não é um filme para todos, é brutal, para adultos livre-pensadores e inquisidores da mente humana. Eu sou, e costumo me divertir a descobrir doidos facilmente, mesmo os que se julgam bem escondidos, apenas com um ou dois olhares.
4 ****
Thursday, October 20, 2011
Winter's Bone (2010)
Vi este filme a fugir, que é como quem diz, vi tipo sample, em 10 minutos corri o filme todo em DivX.
Não consegui agarrar-me à plot do filme. Gostei da actriz, que já conheço não sei de onde, e é bonita. Tem umas parecenças com a Foxie Knoxie. Típica americana com um toquezito esquimó.
Gostei da paisagem típica de "ursos na floresta gelada".
Dou 2 **.
Black Swan (2010)
Vi o Cisne Negro, a invenção para cinema do Lago dos Patos. O filme é um bocadito impressionante, e confunde pela transição realidade/alucinação.
Fez-me lembrar o que uma terapeuta ocupacional me perguntou por ocasião do meu burnout em 2004, durante a primeira sessão. "Ouve vozes?". "Vozes ? Eu ? Não". "Ah, é porque se ouvisse vozes a questão era diferente". "Pois, pensei eu, se ouvisse vozes, estava com um parafuso a menos, isso sim era dramático".
Não ouço vozes, mas o cisnezito, protagonizado pela tipa que fez de Queen Ami(g)dala no Star Wars I/II/III, ouvia e via pessoas.
(SPOILER) Acabou, acho eu, por se matar a si própria, durante a sessão suprema de alucinação.
É normal que várias bailarinas tenham vindo a terreiro porque o filme mostra o esteótipo do "encenador papa sempre a bailarina principal... ou o bailarino principal".
Overall... 3 *** . Talvez um pozito de estrela mais.
Subscribe to:
Posts (Atom)